terça-feira, 25 de maio de 2010

Tempos de Arte Literária (TAL) 2010

Na sexta-feira, 21/05, realizamos o sarau do TAL – Tempos de Arte Literária - para os alunos apresentarem seus poemas, poesias, crônicas etc. Com apresentação de Laodicéia, que mais uma vez deu um show, e nas palavras dela "Foi muito emocionante ver alunos que costumam serem tímidos ou até extrovertidos demais apresentarem lindos trabalhos que demonstram toda a sensibilidade escondida".Os participantes desse ano, pela ordem de apresentação foram: Marleide (2ª série A), com o trabalho “Estrela Iluminada”; Jociele (3ª série A), com o trabalho lido por sua colega Dayse Kelle “Saudade”;Raiane (2ª série A) com o trabalho “Eu queria”; Tiago (2ª série A) com o trabalho “Vivendo tal sistema”; Adelmiro (1ª série C) com o trabalho“; Isabela (3ª série B) com o trabalho “Acredite em você”; Ramon (3ª série B) com o trabalho “Minha terra tem” e Carine (3ª série A) com o trabalho “Inspiração”.Os vencedores desse ano foram: 1º lugar – TIAGO SOUZA DA SILVA – aluno da 2ª série turma A com o trabalho: “VIVENDO TAL SISTEMA” ; 2º lugar – CARINE TEIXEIRA BARBOSA – aluna da 3ª série turma A com o trabalho: “INSPIRAÇÃO”; e 3º lugar – RAMON DA SILVA OLIVEIRA – aluno da 3ª série turma B com o trabalho: “MINHA TERRA TEM”. Estes alunos receberão coleções de livros à sua escolha. O corpo de jurados foi formado por Adriano, um ex-aluno que já lançou livros; o pároco de Lajedo, Pe. Josafá; o diretor de cultura da Secretaria Municipal de Educação, Profº Adalto; a professora de Língua Portuguesa do CEFEP, profª Fernanda Paiva; a acadêmica em Letras da UESB e ex-aluna do CEFEP, Flávia; e a representante dos Servidores do Judiciário Baiano de Itiruçu, Mara Sandra. Todos eles concordaram que os trabalhos foram de altíssimo nível, haja vista a pontuação aproximada dos concorrentes. Parabéns a todos que participaram. No próximo ano, tem mais.
Na foto, Carine, o diretor Henrique, Tiago e Ramon

segunda-feira, 24 de maio de 2010

O Pérola Negra do CEFEP no Ilê Aiyê


Uma das iniciativas mais importantes da história do CEFEP aconteceu no mês de maio de 2010. Trata-se do curso de dança conseguido junto ao bloco afro ILÊ AIYÊ em Salvador para o grupo de dança da escola, o Pérola Negra. Formado pelas alunas Carine, Bruna, Criszane, Dayse Kelle, Joanesse, Mª de Fátima, Claudiane, Juliana e Elivânia, o grupo ficou hospedado no Instituto Anísio Teixeira – IAT – acompanhadas pela secretária Laodicéia e pela professora Iara. A prefeitura contribuiu com o transporte de ida e volta para Salvador. Para os gastos com a alimentação, o grupo fez rifas, bingo e pediu contribuições na cidade de Lajedo.Já na capital,o grupo foi muito bem recebido pelos diretores do Ilê Aiyê, entre eles o famoso Vovô do Ilê, Soraia, Vivaldo e Jaci.No local tiveram aulas de dança com Soraia, eleita em 2008 a Deusa do Ébano e dançarina representante do Ilê em viagens internacionais, e Amélia, professora da escola de Dança da UFBA acompanhadas pela Banda ERÊ, grupo de percussão do Ilê, além de palestras sobre o Ilê, quais os seus trabalhos e objetivos.Depois do curso, o Pérola Negra está recebendo vários convites para apresentações, onde já foram confirmados para a abertura do Sarau Regional do FACE 2010 em Jequié e na abertura da Semana da Consciência Negra na UESB, além de convites locais como para o aniversário de Lajedo. Em Salvador, as meninas aproveitaram para conhecer pontos turísticos como a praia de Piatã, uma das mais lindas da Orla e ainda fizeram compras no Shopping Iguatemi. Em breve, o Pérola Negra fará uma Oficina com alunas do CEFEP interessadas em aprender danças afro e a ingressar no grupo.

Oficina de Customização de Bolsas

O Colégio Fernando Presídio estará realizando uma série de Oficinas neste ano de 2010. Estas oficinas acontecerão sempre aos sábados e serão organizadas por dois ou três professores. As oficinas são oferecidas aos alunos do colégio e poderão ter a participação de voluntários da comunidade, os quais serão inscritos no projeto Amigos da Escola da Fundação Roberto Marinho.Já no dia 08 de maio aconteceu a primeira oficina: Customização de Bolsas organizada pelas professoras Célia e Sílvia e pelo professor Jocélio. Nas fotos pode-se ver o pessoal criando e confeccionando belos modelos de bolsas a partir de material caseiro como calças velhas, tiras, botões e cordões. .A coisa deu tão certo que os participantes retornaram já no sábado seguinte para uma segunda oficina.customização de bolsas permite uma oportunidade para se tentar algum dinheiro vendendo estes materiais considerados artesanatos.Novas oficinas acontecerão ainda este ano, já estando programadas as Oficinas de Capoeira e Maculelê e o Bazar. Participe.